Passam por mim, sinto-lhes os passos...no ar a suas respirações e nem por isso uma palavra. Mas existem, são os outros. São gentes...gentes que cruzam o meu caminho e em mim deixaram o seu rasto.
Partes de mim, silêncios meus e até sombras de uma vida...

Um lugar, várias histórias e uma imensidão de palavras constituem a verdadeira essência das"Gentes" da minha terra.

domingo, 29 de agosto de 2010

Promessas...

Mais do que uma música...





Esta é daquelas músicas que acompanha momentos, que traduz sentimentos e que em cada nota, cada palavra há um gesto que se revela. Sou daquelas pessoas que tem sempre uma música, cada fase, cada momento tem agregado a si uma letra, um ritmo.

Esta para além de me tocar particularmente é a música de fundo perfeita para o mundo que me rodeia. Cada vez que a ouço recordo conversas, histórias e momentos das minhas gentes…dos meus amigos…da nossa vida.

A vida é uma promessa…todos os dias, todos nós prometemos que vai ser diferente, que vai ser perfeito, que hoje é o dia e que tudo vai correr bem. Quem nunca prometeu? Quem nunca tentou traduzir os seus sentimentos em promessas? Sejam elas reais ou apenas fruto de uma imaginação de momento são sentidas e dão ao tempo onde surgem uma maior intensidade. Mesmo que um dia elas não passem de promessas, de palavras soltas e perdidas no tempo foram importantes enquanto duraram…

Nestes últimos tempos tenho partilhado momentos e histórias com os mais intimos…perdas, desilusões, enredos e angústia…E apesar dos personagens serem bem diferentes e os argumentos díspares houve algo em comum em todas estas histórias…nenhuma delas teve um final feliz e as que duram não são mais do que promessas perdidas que um dia vão acabar por partir…

Histórias repletas de amores imperfeitos, de trios amorosos, de paixões perdidas, de encontros casuais, de juventudes desperdiçadas e de males necessários…

Pergunto-me se vale a pena, se vale a pena seguir o coração e deixar-nos ir ao sabor do vento, se vale a pena prometer que vamos ser felizes mesmo sabendo que um dia não passará de uma recordação perdida algures no tempo…

Sei…sabemos que tudo é um risco, tudo é um tiro no escuro e que cada passo acrescenta-nos algo, mas será que vale a pena arriscar tanto, mergulhar num mundo tão repleto de se nãos…quantas histórias controversas, verdadeiras novelas e repletas de obstaculos tiveram finais felizes? Para além dos exemplos cinematográficos e dos romances retratados em livros, onde estão elas?

Esta semana ouvi uma frase…uma daquelas que surgem no ar em contextos simples mas que por vezes podem ser transpostas para o complexo. Era algo do género…

“Quando estiveres a fazer algo que te pareça difícil, pára! Porque de certeza que estás a fazer mal…”
Palavras sábias ou não têm o seu sentido….mas apesar de concordar que a vida não deve ser complicada por defeito no fundo acho que se tentarmos e no fim até der certo então de certeza que valeu a pena…

Hoje deixo-vos com esta música…a música dos “outros. Eu vou até à praia, pois existem momentos em que mesmo rodeada das minhas gentes a solidão é a melhor promessa de que nunca vou estar sozinha…
Até breve!

2 comentários:

o mesmo de sempre. disse...

passa muito por ti nao colocar o peso excessivo em cima. passa por ti olhares da forma certa para que a "coisa" ganhe essas formas que pretendas.
parte de ti nao esperares nada, parte de ti nao te deixar afectar,parte de ti te agarrares á cor certa, parte de ti sentires da forma certa.
os erros, todos cometem.
ontem li uma frase do agostinho da silva a dizer "O que interessa na vida não é prever os perigos das viagens; é tê-las feito. "...
temos de as sentir, viver, cair, fluir,o que for...mas sempre com o sentimento de as fazer.
se deres por ti, á toa..com um mundo vazio e coisas vazias á tua volta..ai sim algo vai mal.

Ricardo Mendes disse...

F*******... És tudo isso! Minha amiga... minha companheira de viagem! Entraste no centro da tua alma, da minha, daquela e de mais umas quantas que vês e compreendes agora de forma incrivelmente diferente. É fácil encarar? Não... Mas a verdade, é tudo o que sempre existirá em cada momento que vivamos um pouco mais de promessas que nos aquecem o coração e nos levam mais além uns metros na estrada vivencial.
Por tudo o que vês, por tudo o que és, vive... viveremos todos, uma vez mais!
Beijo no teu coração*