Passam por mim, sinto-lhes os passos...no ar a suas respirações e nem por isso uma palavra. Mas existem, são os outros. São gentes...gentes que cruzam o meu caminho e em mim deixaram o seu rasto.
Partes de mim, silêncios meus e até sombras de uma vida...

Um lugar, várias histórias e uma imensidão de palavras constituem a verdadeira essência das"Gentes" da minha terra.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Patriotas por um dia


Ao som das vuvuzelas…


Segunda-feira! Não acredito,mais uma semana.

Não posso simplesmente recuar dois dias e voltar a estar em plena Costa Alentejana? Porque será que sempre que faço perguntas ao tempo tenho respostas silenciosas?
Um dia ainda o engano…

Nasce o sol, começa o verão…na rua circulam corpos desprovidos mas ainda sinto o fresco de um calor tímido. Mais um dia e ele teima em não aparecer, os minutos passam e sinto em mim a ansiedade de não conseguir chegar. Aí está ele, mas atrasado.

Algo está diferente…onde estão os ruídos zangados de quem é parte integrante de uma crise nacional? Onde estão as lamentações de quem sofre na pele o aperto do cinto?
Parece que todas as lamurias ficaram perdidas no tempo, dando lugar a uma euforia colectiva…Joga Portugal!!!!

É incrível a capacidade que o futebol tem…capaz de criar uma amnésia momentânea, tornando-nos apenas rostos de uma voz.

Por breves instantes sinto-me à parte de toda esta empatia mas é impossível ficar indiferente a todo este movimento…FORÇA PORTUGAL!!!

Chego ao escritório, o jogo está na ordem do dia…parece que hoje temos almoço futebolístico.

Aqui estou eu de olhos postos na televisão. Para além dos 11 que correm em campo e do verdadeiro treinador ainda estou rodeada dE “ Grandes” treinadores de bancada. Na frente uma mulher histérica que fala com a televisão…recorda-me a minha avó quando está a ver a novela e teima em conversar com os actores. Atrás, um miúdo de voz irritante que ligou as pilhas e parece que ficaram para durar…

Por lá os outros…homens de meia-idade que acarinham os nossos jogadores com termos perversos, jovens que discutem a táctica da nossa equipa e o proprietário do espaço que tem sempre uma “piada” a dizer.

Apesar de todo este ambiente popular sinto-me na minha terra, com a minha gente…

O coração palpitante, as mãos suadas e os sons do entusiasmo, naquele espaço, foram totalmente abafados por uma voz vinda da cozinha…esta alma bradava aos céus e por intermédio do divino rádio partilhava com todos os seus fiéis as previsões daquele momento.

A verdade é que de divino não tinha nada mas de ridículo teve muito...dei por mim de olhos fechados e ouvidos postos no fundo daquele lugar. Pobre alma desprovida de atenção…certamente.

O apito toca e ali estava uma pequena amostra de uma nação esperançosa e orgulhosa daquele momento.

Sempre ouvi dizer... "mais vale ser feliz um dia do que infeliz toda a vida".

Agora é hora de regressar...

Até breve!

1 comentário:

Luis Silva disse...

O post está sem dúvida excelente! :) Gostei do conteúdo e da forma como o tema foi abordado. O futebol é sem dúvida a "bandeira" do nosso patriotismo. O verdadeiro antibiótico de crises e momentos de falta de auto-estima. Ainda que seja uma alegria provisória não passa despercebido a qualquer Português :)

Ainda não tinha comentado este teu novo projecto, mas não tenho dúvidas que será mais um caso de sucesso :)
"As vidas dos outros... nunca me soam mal...!"
Bj grd*
Keep going ;)